Estaca Strauss em SP

A Estaca Strauss é uma fundação em concreto (simples ou armado), executada com revestimento metálico recuperável.

Empregamos os seguintes equipamentos na execução da obra:

  • Tripé de torres de aço
  • Guincho acoplado a motor de explosão ou elétrico
  • Soquete de 300kg, aproximadamente
  • Tubos de aço com 2,0 a 3,0 metros de comprimento, rosqueáveis entre si
  • Guincho duplo mecanizado para retirada de tubulações
  • Roldanas, cabos e ferramentas

  • Sobre a Estaca Strauss

    A Estaca Strauss é o tipo de fundação mais antigo de escavação mecânica que se tem conhecimento. Com a estaca strauss executam-se fundações em diversos tipos de solos. Ela é executada em concreto simples ou armado, moldada in loco, executada com revestimento metálico recuperável.

    A estaca strauss está disponível no mercado com cargas e características técnicas seguintes:

    Vantagens

    A estaca strauss apresenta vantagem pela leveza e simplicidade do equipamento que emprega. Com isso, pode ser utilizada em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construções existentes, com pé direito reduzido.

    O processo não causa vibrações, o que é de muita importância em obras em que as edificações vizinhas dadas a natureza do subsolo e de sua própria deficiência, sofreriam danos sérios com essas vibrações.

    Por a estaca strauss ser moldada no local, fica acabada com comprimento certo, arrasada na cota prevista, não havendo perda de material nem necessidade de suplementação.

  • Concretagem

    Nesta etapa, a sonda é substituída pelo soquete.

    É lançado concreto no tubo em quantidade suficiente para se ter uma coluna de aproximadamente 5,00 metros. Sem puxar a tubulação, apiloa-se o concreto formando uma espécie de bulbo.

    Para a execução do fuste, o concreto é lançado dentro da tubulação e, à medida que é apiloado, esta vai sendo retirada com o emprego do guincho. Esta operação é realizada simultaneamente, para se evitar secção da estaca, que pode ocorrer caso a tubulação seja puxada e o concreto não seja apiloado.

  • Início da perfuração

    Com o soquete é iniciada a perfuração até a profundidade de 1,00 a 2,00 metros, furo este que servirá de guia para a introdução do primeiro tubo, dentado na extremidade inferior, chamado “coroa”. Inicia-se assim a perfuração para estaca strauss.

  • Perfuração estaca Strauss

    Com a introdução da coroa, o soquete é substituído pelasonda de percussão, por golpes sucessivos e o auxílio de água, vai retirando o solo do interior e abaixo da coroa, e a mesma vai se introduzindo no terreno.

    Quando a Estaca Strauss estiver toda cravada, é rosqueado o tubo seguinte, e assim por diante, até atingir a camada de solo resistente e/ou que tenha um comprimento de estaca considerado suficiente para garantia de carga de trabalho da mesma.

    Procede-se a limpeza da lama e da água acumulada durante a perfuração, que ficam armazenadas no interior da sonda, com a inversão da mesma quando retirada da tubulação.

Consulte-nos!

Avalie nossa empresa no GuiaMais.com